Termo de uso e política de cookies: Caro usuário, informamos que este site utiliza-se de Cookies para garantir uma melhor experiência de navegação, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Política de Privacidade.
Continuar e fechar

Trabalhador Rural e o contato com agrotóxicos e riscos a saúde

01/06/2024

O contato com agrotóxicos põe em risco a saúde de trabalhadoras e trabalhadores rurais

Quando exposto ao trabalho com agrotóxicos, o trabalhador rural precisa saber que isso representa grave risco à saúde, conforme vem destacado em matéria veiculada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST). Se usado de forma frequente, esses produtos químicos podem causar uma diversidade de problemas a sua saúde, a exemplo de envenenamento, algumas espécies de câncer, neurotoxicidade, desregulação endócrina e distúrbios no sistema reprodutivo.

Lembramos que ao entrar em contato com o produto agrotóxico, seja com o manuseio, a diluição, a mistura, a aplicação e até mesmo pelo simples descarte dos produtos e embalagens, além da limpeza de recipientes. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) deixa um alerta em que muitos dos produtos agrotóxicos que usados no Brasil tem sua proibição na União Europeia, sendo que estes aumentam os riscos na saúde dos trabalhadores.

Importante tomar algumas ações com o objetivo de mitigar esses riscos, é de fundamental importância a utilização dos Equipamentos de Proteção Individual ou (EPIs), mesmo que o seu adequado uso adequado se mostre com algum desafio considerando as mais diversas condições climáticas e de trabalho que vive o trabalhador no campo.

Destacamos então, que a campanha "Saúde é a melhor colheita", lançada pelo Programa Trabalho Seguro da Justiça do Trabalho, vem para trazer a conscientização sobre todos esses riscos ao trabalhador e assim promover algumas práticas maias seguras no manuseio de agrotóxicos.

Para mais detalhes, acesse o site do Tribunal Superior do Trabalho em https://lnkd.in/ezWk_k3E

Você pode colaborar na melhoria da vida do seu familiar ou de alguém que conhece e que estão nessas condições, então, seja consciente e compartilhe.

Caso tenha alguma dúvida, fale conosco e faremos todos os esclarecimentos.

Maior que a tristeza de não haver vencido é a vergonha de não ter lutado!

Rui Barbosa
1